top of page
Foto_site aquatox_pesquisa.jpg

Impacto de Xenobióticos no Metabolismo de Teleósteos Estuarinos

Este projeto representa um estudo de biomonitoramento e diagnóstico ambiental para avaliação dos efeitos ocasionados em importantes espécies bioindicadoras de ambientes estuarinos do litoral paulista. A temática tem como base, a priori, os estuários de Santos/São Vicente e Cananéia (realizada desde 2004) e a utilização de diferentes biomarcadores de contaminação ambiental em importantes representantes da ictiofauna como o bagre Cathorops spixii. As informações decorrentes deste projeto têm por premissa elucidar importantes questões relacionadas as alterações bioquímicas, somáticas, genotóxicas e histopatológicas à presença de substâncias de conhecida toxicidade em ambientes estuarinos.

Parcerias: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

PROJETOS DE PESQUISA: Pesquisa
Foto_site aquatox_pesquisa.jpg

Biomarcadores de Exposição e Efeito peixes Danio rerio Expostos a Concentrações Letais e Sub-letais de Materiais Nanoparticulados

Por apresentarem tamanho diminuto e elevada mobilidade, os materiais nanoparticulados tornam-se facilmente disponíveis para a biota aquática, podendo exercer efeitos diversos nos diferentes níveis de organização biológica. Desta forma, este projeto visa elucidar aspectos relativos à toxicidade aguda e crônica de materiais nanoparticulados, como a NPAg, em tecidos alvos do modelo biológico zebrafish utilizando diferentes biomarcadores histopatológicos e genotóxicos.

Parceria: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

PROJETOS DE PESQUISA: Pesquisa
bottom of page